Faça parte você também!

Faça parte você também!

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Trilha da JMJ na Floresta da Tijuca

A Floresta da Tijuca é um dos cenários para mais uma dentre as atividades oficias da JMJ Rio 2013: a trilha ecológica. Entre as nove trilhas que acontecerão no Rio de Janeiro, de 22 a 26 de julho, os escoteiros do Brasil ajudarão os peregrinos a conhecerem as belezas naturais de uma das maiores florestas urbanos do mundo.
A floresta faz parte do Parque Nacional da Tijuca, que é composta por outros três setores como Unidade de Conservação Ambiental: Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca. Com seus 3.953 hectares de área, o parque é um fragmento do bioma da Mata Atlântica e parte integrante da Reserva da Biosfera no Rio de Janeiro. Criado em 6 de julho de 1961, é atualmente o parque nacional mais visitado do Brasil, recebendo mais de 2 milhões de visitantes por ano.
A Floresta da Tijuca possui recantos e atrativos históricos que merecem ser visitados, como: a Cascatinha, a Capela Mayrink, o Mirante Excelsior, o Barracão, a Gruta Paulo e Virgínia, o Lago das Fadas, a Vista Chinesa e o Açude da Solidão, pontos frequentados por famílias inteiras nos fins de semana.

Segurança
A segurança do Parque Nacional da Tijuca é feita por empresa particular, contratada mediante licitação, e efetivos da Guarda Municipal e da Polícia Militar, que se dividem em rondas a pé e de carro, de maneira a cobrir toda a extensão da unidade. O trabalho em conjunto dessas equipes fazem do parque um dos locais de visitação mais seguros da cidade.

Treinamento para a JMJ Rio2013
No dia 5 de maio, domingo, a organização das trilhas ecológicas para a JMJ Rio2013 esteve em treinamento na Floresta da Tijuca. Voluntários e colaboradores do Comitê Organizador Local (COL) foram convidados para participar da trilha, guiados pelos Escoteiros do Brasil. Durante o caminho, os aventureiros puderam contemplar a Deus na natureza e aproveitar para vivenciar momentos de união e partilha com amigos e familiares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário