quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Retrospectiva JMJ Rio2013: Corações marcados para a missão

O tema que guiou esta edição da JMJ foi o mandato missionário que Cristo confiou à sua Igreja: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações!” (cf. Mt 28,19). As palavras do Papa Francisco reforçaram um desejo que a Igreja da América Latina já tinha manifestado no Documento de Aparecida, ao qual o então Cardeal Jorge Mario Bergoglio ajudou a escrever.
Já em sua cerimônia de boas vindas, convidava aos jovens, principais receptores da mensagem, que Cristo “bota fé” em cada um deles e confia-lhes o futuro de sua própria causa de ir fazer discípulos. “Ide para além das fronteiras do que é humanamente possível, e criem um mundo de irmãos”, exortou na ocasião.
O presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Dom Stanisław Ryłko, em sua fala na missa de abertura da JMJ, introduziu o tema aos peregrinos, focando o chamado missionário da Igreja em seu discurso. “A missão é a razão de ser da Igreja e de cada cristão! Todos somos convidados a ser o sal da Terra e a luz do mundo! Durante esta JMJ, Cristo nos chama a sair de nós mesmos, como frequentemente diz o Papa Francisco, pede-nos para abandonar a nossa vida cômoda, derrubar os muros do nosso egoísmo, para ir com coragem às periferias geográficas e existenciais do mundo, levando Cristo e o seu Evangelho”, afirmou.
Apesar de o tema missionário estar presente em quase todos os discursos, é na homilia da missa de envio da Jornada que ele fica mais evidente, quando o Papa Francisco esmiuçou o lema e lançou o desafio para a juventude católica do mundo inteiro.
“‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’. Com estas palavras, Jesus se dirige a cada um de vocês, dizendo: ‘Foi bom participar nesta Jornada Mundial da Juventude, vivenciar a fé junto com jovens vindos dos quatro cantos da Terra, mas agora você deve ir e transmitir esta experiência aos demais’. Jesus lhe chama a ser um discípulo em missão! Hoje, à luz da Palavra de Deus que acabamos de ouvir, o que nos diz o Senhor? Que nos diz o Senhor? Três palavras: Ide, sem medo, para servir”.
Para onde Jesus nos manda? “Não há fronteiras, não há limites: envia-nos para todas as pessoas. O Evangelho é para todos, e não apenas para alguns. Não é apenas para aqueles que parecem a nós mais próximos, mais abertos, mais acolhedores. É para todas as pessoas”, respondeu o Santo Padre.

Fonte: arqrio.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário