sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Jogador de basquete australiano nascido nos EUA competindo no Rio concentra-se na fé, diz técnico

O jogador de basquete profissional Kevin Lisch trabalha duro em sua profissão.
Ele jogou a Divisão I (o nível mais alto dos jogos universitários aprovado pela Associação Atlética Nacional dos EUA) pela St. Louis University, estava pronto para o draft da NBA (evento anual no qual times da NBA podem recrutar novos jogadores) quando se formou em 2009, venceu campeonatos profissionais na Espanha, França e Austrália e, hoje, encontra-se no Rio de Janeiro representando a Austrália, meses após ser contratado pelo Sydney Kings e ganhar a cidadania australiana.
A reportagem é de Colleen Dulle, publicada por National Catholic Reporter, 10-08-2015. A tradução de Isaque Gomes Correa.
Mas, disse Lisch, Deus sempre esteve no centro. As pessoas que o conhecem confirmam essa afirmação.
Nascido e criado em Belleville, Illinois, Lisch, de 30 anos, frequentou escolas católicas durante toda a vida, começando na Blessed Sacrament (para o ensino fundamental), depois na Althoff Catholic High School (ensino médio) e, por fim, na St. Louis University, onde está na Calçada Billiken da Fama.
Greg Lieb, técnico de Lisch durante os anos de ensino médio, contou aos Catholic News Service que no ensino médio Lisch já se destacava por diferentes motivos:
Segundo Lieb em entrevista por telefone, Lisch como um jogador reúne muitas qualidades: “Ele é resistente, tem um bom porte físico, trabalha duro e, acima de tudo, é um grande jogador”.
Lisch e a seleção australiana de basquete jogam contra os EUA na quarta-feira no Rio de Janeiro.
Lieb disse que Lisch era ainda melhor nos estudos do que o era no basquete, juntando-se ao conselho estudantil daSociedade Honorífica Nacional. A sua fé, segundo Lieb, sempre lhe foi importante.
“Vocês podem encontrar ele indo diariamente à missa. Se quisermos nos encontrar com ele, é só ir à missa das 8h na Igreja de St. Henry”, diz Lieb. Os dois mantiveram a amizade ao longo dos anos, mesmo depois que Lisch mudou-se para a Austrália em 2009.

Na St. Louis University, Lisch atuou sob o comando do técnico Brad Soderberg enquanto cursava bacharel em marketing e, depois, o MBA. Lisch tem uma média de 14,1 pontos por partida e foi um dos 10 Atletas-Alunos Masculinos de Basquetebol do Ano da Atlantic.
Soderberg, técnico de basquete universitário há 30 anos, disse: “Lisch está na lista dos dois ou três melhores caras que eu já treinei, considerando a sua capacidade atlética e o seu caráter. Ele foi um dos melhores jogadores universitários por causa de seu incansável trabalho ético, pelo zelo moral e pela resistência incomparável. A sua honestidade, humildade e o seu coração bondoso são inigualáveis com qualquer outro atleta que treinei”.
Soderberg, católico, lembra o dia em que soube da devoção religiosa de Lisch.
“Lembro que um dia eu estava me preparando para ir à missa num dia de semana, à tarde, na capela universitária. Levantei-me de minha oração e vi ele de pé, em silêncio na fila do confessionário. É uma cena que um técnico de basquete não vê todos os dias”, falou o treinador.
Após concluir a faculdade, Lisch a assinou contrato com a equipe Perth Wildcats, da Liga Nacional Australiana de Basquete. Esta equipe venceu o campeonato em seu primeiro ano. Lisch ganhou dois prêmios como o jogador mais valioso da temporada nos dois anos que jogou no país. Em seguida, assinou com os Piratas de Quebradillas, de Porto Rico, onde venceu um outro campeonato nacional.
Lisch também jogou em Paris pelo Nanterre 92, vencendo a Taça Francesa de 2014. Depois, mudou-se para aEspanha para jogar pelos Illawarra Hawks. Retornou a Porto Rico por um breve período em fevereiro de 2016, e então assinou com a equipe do Sydney Kings em abril antes de ser convocado para a seleção australiana, conhecida como os Boomers, que hoje compete no Rio de Janeiro. Em março, Lisch recebeu a cidadania australiana, segundo o jornal de sua cidade natal Belleville News-Democrat.
Em email enviado ao Catholic News Service direto da América do Sul, onde estava jogando um campeonato pré-olímpico, Lisch refletiu sobre como a sua fé e o esporte interagem.
“No esporte, assim como em outras coisas na vida, é fácil sermos pegos centrados sobre nós mesmos e ou em nossos próprios problemas e realizações. Mas ao colocar Deus no centro, sou lembrado de que não se trata apenas de mim. Trata-se de ajudar os outros. Tem a ver com difundir aquela alegria aos outros, a alegria de viver uma vida cristã”, escreveu Lisch.
“A minha fé ajudou a me dar um propósito e uma perspectiva no esporte e na vida. É um trabalho constantemente em progresso, uma batalha feliz, penso eu”.

Fonte: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/558851-jogador-de-basquete-australiano-nascido-nos-eua-competindo-no-rio-concentra-se-na-fe-diz-tecnico

Nenhum comentário:

Postar um comentário