quinta-feira, 15 de agosto de 2013

CNBB propõe continuidade pós-JMJ

                        Desde o anúncio de que a Jornada Mundial da Juventude seria realizada no Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou um trabalho visando aproveitar este clima de espiritualidade presente em todo o país para fortificar os processos de evangelização da juventude.
            O objetivo da CNBB é “realizar um caminho de evangelização da juventude, no Brasil, que garanta, antes, durante e depois da JMJ, um processo de formação de jovens apaixonados, discípulos missionários de Jesus Cristo, membros da Igreja e participantes da construção da Civilização do Amor em nossa sociedade”.
            Partindo desta proposta, a Comissão Episcopal para a Juventude, com seus bispos referenciais, teve a ideia de realizar um encontro pós-JMJ com as lideranças jovens e adultas de todas as expressões juvenis (movimentos eclesiais, pastorais da juventude, novas comunidades, congregações religiosas) e outras pastorais e serviços afins.
            De acordo com o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e secretário da Comissão Especial da CNBB para a JMJ, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, esta será uma nova oportunidade para as pessoas acolherem os frutos da JMJ no Brasil.
            “O encontro visa refletir sobre o momento eclesial juvenil atual e, à luz de todas estas oportunidades oferecidas, descobrir alguns caminhos comuns para realizarmos a vontade de Deus neste campo. O fortalecimento das lideranças e a experiência da unidade contribuirão com o trabalho junto aos jovens nas comunidades de origem”, comentou Dom Eduardo.
            Além da temática já estabelecida, Dom Eduardo destacou que alguns documentos da Igreja contribuirão com a dinâmica do encontro, como o Documento 85 da CNBB (Evangelização da Juventude: desafios e perspectivas pastorais); Estudos 103 da CNBB (Pastoral Juvenil no Brasil: identidades e horizontes); os pronunciamentos do Papa Francisco antes-durante-após a JMJ Rio2013; Documento Pastoral Juvenil da América Latina (Civilização do Amor: projeto e missão) e Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
            “Além deste material, a metodologia se apoiará em outros materiais, principalmente no resultado de pesquisa realizada nas dioceses sobre as oito linhas de ação mencionadas no Documento 85. As reflexões que acontecerão durante o encontro também são consideradas material importante para atingirmos os objetivos desejados”, frisou o bispo.
            O encontro pós-JMJ deverá ser realizado de 11 a 15 de dezembro de 2013 em Brasília. O período de inscrições, valor da taxa e forma de pagamento ainda serão divulgados.

O legado da JMJ Rio2013 para o Brasil
            A Jornada deixará muitas lembranças boas para a juventude brasileira que participa pela primeira vez do encontro.
            De acordo com Dom Eduardo, um exemplo desta manifestação de acolhimento dos jovens foi a peregrinação dos símbolos da Jornada, que atingiu por volta de 3 milhões de pessoas no Brasil.
“A Cruz de Cristo e o ícone de Nossa Senhora, ao visitarem nossas comunidades, acabaram provocando uma infinidade de iniciativas juvenis, muitas delas com o compromisso de continuidade local”, afirmou o bispo.
Dom Eduardo destacou quais serão os frutos deixados pela Jornada no nível pessoal, eclesial e social:
-- Em nível pessoal: fortalecimento dos valores universais e da fé cristã, discernimento vocacional, maior interesse pela organização do seu projeto de vida, conversões e mudança de vida, etc.
-- Em nível eclesial: jovens discípulos missionários mais entusiasmados e dispostos ao engajamento na vida da Igreja, maior participação nos grupos e projetos comunitários, crescimento da vida sacramental, sopro de esperança para a Igreja e questionamento sobre sua atuação qualificada junto aos jovens, renovação da pastoral juvenil local, orientação e fortalecimento dos agentes de Pastoral Juvenil, etc.
-- Em nível social: jovens cidadãos mais sedentos e dispostos em ver os valores humanos respeitados, fortalecimento das utopias universais (vida, paz, justiça, unidade, família, etc.), mais interesse em trabalhos voluntários, crescimento da consciência de cidadania, injeção financeira, divulgação turística, etc.
Fonte: Jornal Testemunho de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário