segunda-feira, 22 de julho de 2013

A Igreja é jovem!

            Chegou o tempo de viver a tão sonhada Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013. Esta será uma semana intensa na cidade do Rio de Janeiro, que se preparou nos últimos dois anos para receber os jovens do mundo inteiro.
            Mais que um encontro que reúne milhares ou mesmo milhões de jovens, a JMJ dá testemunho de uma Igreja viva e em constante renovação. São eles, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. Ela tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.
            Os encontros mundiais são realizados com intervalos que variam entre dois e três anos. A última Jornada Mundial da Juventude ocorreu de 16 a 21 de agosto de 2011, em Madri, na Espanha.
            Muitos jovens já chegaram e continuarão chegando ao longo da semana, colorindo aeroportos e rodoviárias com suas bandeiras e contagiando todos com sua alegria.
            São muitas as atividades às quais os jovens são convidados a participar, como as catequeses, eventos culturais, momentos de partilha e vida comum. Mas existem aquelas que estão previstas para a Jornada, como: Atos Centrais (cerimônia de abertura, acolhida do Papa, Via-Sacra, Vigília dos Jovens com o Papa e a missa de encerramento) e os atos extraordinários.
O tema dessa edição da JMJ é: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações!” (cf. Mt 28,19). Neste sentido, de 17 a 20 de julho, em diversas partes do Brasil, os peregrinos estrangeiros participaram da Semana Missionária, na qual viveram uma experiência de fé e evangelização.
            “Evangelizar significa levar aos outros a Boa Nova da salvação, e esta Boa Nova é uma pessoa: Jesus Cristo. Quando O encontro, quando descubro até que ponto sou amado por Deus e salvo por Ele, nasce em mim não apenas o desejo, mas a necessidade de fazê-Lo conhecido pelos demais”, afirma a mensagem do Papa emérito Bento XVI para a JMJ Rio2013.
            A Jornada será aberta oficialmente no dia 23 de julho, às 19h30, na Praia de Copacabana, em missa presidida pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.
            Considerando o primeiro peregrino, o Papa Francisco chega ao Brasil esta segunda, dia 22 de julho, e inicia a sua primeira viagem internacional, cumprindo uma intensa agenda, que inclui uma visita ao Santuário Nacional de Aparecida (SP), no dia 24.
Andréia Gripp

Nenhum comentário:

Postar um comentário