quarta-feira, 17 de abril de 2013

Reestruturação da Pastoral dos Esportes

            Após a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, o Brasil receberá a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. Para participar desses grandes eventos mundiais, a Pastoral dos Esportes da Arquidiocese do Rio está sendo reestruturada com uma comissão formada pelos padres Marcus Vinicius Antunes, coordenador da pastoral, e Leandro Lenin, organizador dos eventos esportivos da pastoral, junto com Ricardo Pantoja, que trabalha junto ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
            Padre Leandro acredita que a JMJ Rio2013 será um pontapé inicial para todo trabalho que será desenvolvido no futuro.
            “Nós queremos que no meio católico nossa juventude e famílias possam ingressar nessa dimensão do bem estar e da vida saudável, sempre lembrando que o esporte é um meio possível de angariai valores, virtudes e concentração. A própria Bíblia está repleta desses exemplos, o próprio São Paulo, considerado um apóstolo olímpico fala que devemos correr para a meta e preparar o espírito como os atletas preparam o seu corpo, para que possamos chegar à meta de vitória”, ressaltou.
            Padre Leandro explicou que, quando esteve em Londres, em 2012, conheceu o projeto de inserção da chamada Trégua Olímpica, que são 100 dias de paz.
            “Sabemos que esta é uma ideia muito antiga, que vem desde a Grécia, quando os países se uniam para realizar olimpíadas era declarada uma trégua das guerras, brigas e rivalidades entre os países. E essa ‘bandeira da paz’ é o que queremos carregar”, afirmou.
            Padre Marcus afirmou que a meta agora é conhecer os grupos já existentes nas paróquias e que promovem eventos esportivos de maneira independente. Depois disso, serão organizadas equipes vicariais para, posteriormente, definir uma equipe em cada paróquia.
            A comissão organizadora pede que os coordenadores de grupos esportivos ligados a pastorais e paróquias entrem em contato com a Pastoral dos Esportes através do email esporte@arquidiocese.org.br.          
            


Nenhum comentário:

Postar um comentário