Faça parte você também!

Faça parte você também!

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Tendas de adoração: local de encontro com o Mestre

Tendas de adoração estarão abertas para os peregrinos da JMJ Rio2013, durante dos dias 27 e 28, em Guaratiba, e 48 instituições religiosas serão responsáveis por conduzir os momentos com os jovens nestes locais. A preparação das congregações e novas comunidades chamadas a essa missão já começaram. Na manhã desta terça-feira, dia 2, as instituições se reuniram com o Setor de Atos Centrais do Comitê Organizador Local (COL) para a apresentação de detalhes do projeto e tirar dúvidas.
Os responsáveis pelas instituições foram recebidos pelo secretário executivo do COL, monsenhor Joel Portella Amado, que destacou a importância das tendas durante a permanência dos peregrinos no Campus Fidei como um especial momento de encontro com Jesus. O monsenhor também recordou das palavras de Dom Orani, arcebispo do Rio de Janeiro: “Construir a Jornada já é viver a Jornada!”.
Em seguida, o responsável pelo Setor de Atos Centrais, Padre Renato Martins, falou sobre o trabalho do setor e explicou como acontecerá a Vigília e a Missa de Envio da JMJ. “Especialmente após o momento de vigília com o Papa, as tendas serão o grande atrativo dos jovens durante a madrugada, onde poderão meditar e rezar junto a Jesus Eucarístico, como um discípulo que ouve o Mestre”, explicou Padre Renato.

Como vai funcionar
No Campus Fidei haverá 37 lotes onde ficarão os peregrinos. Neles serão distribuídas as 24 tendas de adoração. As tendas estarão abertas do meio dia de sábado até o meio dia de domingo, ou seja, 24 horas. Em cada tenda, duas instituições religiosas se revezarão na condução dos momentos em turnos de seis horas.
A tenda, que mede 5mx5m, será dividida em dois ambientes: um para a oração dos peregrinos junto a Jesus Eucarístico exposto no altar e outro, para guardar os paramentos litúrgicos e preparação para Santa Missa. A celebração de pelo menos uma Santa Missa é muito importante, pois nelas será consagrada a Eucaristia a ser distribuída aos participantes durante a Missa de Envio com o Papa, na manhã de domingo. E, de acordo com Padre Renato, a presença do clero no evento deverá ajudar nessa tarefa já que estão sendo esperados a participação de 16 mil sacerdotes, 1.500 bispos e 60 cardeais.
Cada nova comunidade e congregação religiosa foi orientada a conduzir os momentos de adoração segundo o seu próprio carisma e espiritualidade. Além da exposição ao Santíssimo, também pode haver aconselhamento, atendimento vocacional e alguns horários reservados para outras línguas.

Campus Fidei
O Campus terá três acessos, a partir da área do palco serão construídos os lotes para 30 e 50 mil pessoas em cada um. Nos lotes haverá banheiros, bebedouros, postos médicos, telão, som, alimentação, tendas de adoração, tenda de venda de produtos. Também haverá duas ilhas dependendo do tamanho do lote, para evitar que as pessoas tenham que se deslocar muito para chegar aos serviços. Serão 59 ilhas de serviço distribuídas pelos 37 lotes. Os peregrinos que se inscreveram receberão os kits de alimentação nos acessos ao Campus Fidei.



Nenhum comentário:

Postar um comentário