segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A universidade é campo de missão

Depois de participar do Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC) que foi realizado em outubro de 2012, em Curitiba no Paraná, um grupo de amigos e estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), sentiu no coração o desejo de partilhar uma vivência cristã mais profunda dentro do ambiente acadêmico. Impulsionados com a proximidade da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) que aconteceu em julho deste ano, eles criaram o Grupo de Oração Universitário, mais conhecido como GOU.
O grupo é um espaço de partilha cristã e faz parte do Ministério Universidades Renovadas (MUR) que atua em instituições de ensino superior em todo o país. O objetivo do MUR é levar a experiência de pentecostes a cada professor, estudante e funcionário que transportará para sua prática profissional os ideais vividos dentro da doutrina da Igreja Católica.
Os encontros, que duram aproximadamente 1h, acontecem todas as quartas-feiras, às 11h e às 16h, no meio do Bosque da Universidade, local que além de agradável, atrai olhares dos que passam e entusiasma a participação de pessoas de outras denominações cristãs ou não cristãs que queiram viver um momento de reflexão do Evangelho em meio à correria da rotina universitária.
Para uma das motivadoras do grupo, a estudante de Jornalismo Natassha Cotts, o GOU é mais que um grupo de oração que se reúne semanalmente.
“O GOU é importantíssimo na formação da vida de cada um, pois cria laços na área religiosa, afetiva e humana. A Universidade é um local de troca onde temas como fé e razão são constantemente discutidos. Juntos, nós dialogamos com a mesma linguagem expondo questionamentos e dúvidas acerca de como vivenciar Jesus. Aqui todos têm voz e espaço para dar seu testemunho”, disse.

Espalhando o amor dentro do Campus
No início, os encontros tinham menos de dez pessoas, agora, depois da JMJ Rio2013, o círculo aumentou e conta com a presença de cerca de 30 participantes. O número cresceu com a evangelização de alunos nos corredores do campus da Universidade.
 “Quando nós víamos as pessoas com camisas da JMJ, crucifixos, terços ou qualquer coisa que a identificasse como cristã católica, nós fazíamos a abordagem convidando-a para o GOU. A JMJ trouxe um novo ardor missionário e uma vontade de fazer algo para multiplicar as palavras de Jesus dentro do campo universitário”, ressaltou Eli Geovane Sant’Anna, estudante de Serviço Social e um dos idealizadores do Grupo.
Os encontros são coordenados pelos próprios membros ou por pessoas convidadas por eles.
“Começamos com uma oração inicial e um canto de louvor. Logo depois da leitura de uma passagem bíblica, que muda semanalmente, temos um momento de silêncio para meditação da palavra e uma partilha. A oração final é seguida de um canto atrelado ao tema”, conclui a estudante Natassha. 

Fonte: Jornal Testemunho de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário